9 de jul de 2011

Viver em Espírito

Viver em espírito é saber que apesar de estarmos imersos no vaso carnal, nossa mente deve procurar vibrar sempre em esferas superiores. Segundo a Doutrina Espírita, vibrar superiormente e conectar-se com os valores da alma, procurando deixar de lado nossas paixões.

O reencarne revela que o espírito ainda não esta pronto para ascender a planos superiores, devendo, no entanto, utilizar-se do tempo que possui na presente reencarnação para buscar a reforma moral não alcançada em vidas passadas.

Em virtude deste não alcance, a caminhada do espírito ainda se faz necessária no plano de provas e expiações, pois este ainda não compreendeu as leis do Universo, que por sua vez, são Divinas.

“Quem vive, segundo as leis sublimes do espírito, respira em esfera diferente do próprio campo material em que ainda pousa os pés. Avançada compreensão assinala-lhe a posição íntima[1]

Emmanuel[2] na citação acima deixa claro que a compreensão de vivermos em espírito mostra-se um avanço, pois em nosso atual estágio de evolução, são poucos os que conseguem desvincular suas construções mentais negativas das paixões construídas por nós mesmos em nossas lutas diárias. Por outro lado, estas lutas são necessárias para que a prova ou a expiação liberte o espírito das construções mentais negativas.

Neste ínterim, viver em espírito é aproveitar o tempo, utilizá-lo para construções positivas, valer-se como eterno aprendiz sob a crosta planetária, não desperdiçando a oportunidade de sempre aprender.

Entende o espírito que procura esta vivência, que é apenas um usufrutuário do tempo, de sua saúde, de seu corpo carnal, e que esse usufruto é ferramenta necessária para que progrida enquanto ser eterno.

É importante que a criatura liberte-se das paixões materiais, pois isto é viver em espírito, por mais difícil que isto possa parecer, é com as pequenas reformas morais que ele verá que alcançou mais um degrau na “escada” evolutiva.

 Jivago Dias Amboni[3] – voluntário Circulo da Luz



[1] Obra Mediúnica. Pão Nosso, Ditado por Emmanuel, p.179, 2010.
[2] Mentor espitirual de Chico Xavier
[3] Voluntário Centro Espírita Circula da Luz, Criciúma/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário